Alimentar-se adequadamente no dia a dia é um dos segredos para uma vida mais saudável e longa. Uma boa dieta diminui a incidência de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e tumores no sistema digestivo.
As necessidades nutritivas do ser humano não são estáveis; elas mudam conforme cada fase da vida. Até os seis meses de idade, por exemplo, o leite materno deve ser o único alimento dos bebês. Depois disso, com o passar do tempo, é fundamental acrescentar ao cardápio infantil outros alimentos saudáveis.
Na adolescência, as necessidades nutricionais são maiores. Além de consumir todos os grupos alimentares, o adolescente carece de cálcio e ferro, elementos importantes para a formação dos ossos e dos músculos, respectivamente.
Na fase adulta, como o metabolismo tende a desacelerar, é imprescindível manter uma alimentação equilibrada para evitar sobrepeso, excesso de gordura e glicose no sangue e outros problemas. Isso é um verdadeiro desafio uma vez que nem sempre é fácil cultivar hábitos saudáveis tendo uma atribulada rotina de trabalho e de afazeres domésticos.
Para a dieta do idoso é preciso levar em consideração as alterações na capacidade de mastigar, deglutir, digerir e absorver os alimentos, bem como as mudanças de paladar e de olfato, o seu estado físico e os seus déficits nutricionais.
Conhecer melhor os grupos alimentares e compreender a importância de uma boa alimentação são os primeiros passos para garantir uma vida mais saudável, preservar a saúde e assegurar o bem-estar no cotidiano.
Por esse motivo, vale a pena buscar tais conhecimentos em cursos online como o programa de qualificação sobre Introdução à Nutrição oferecido pela Prime Cursos. Nesse curso grátis, são abordados conceitos fundamentais de nutrição, grupos de alimentos, orientações para o controle do peso, dicas para criar uma dieta ideal para cada tipo físico, suplementos, entre outros conteúdos.
0 comentários:
Enviar um comentário